IRACEMA FALA

Pedro Nishi fez a Direção de Filmagens do trabalho “A EXTINÇÃO É PARA SEMPRE” do artista paulistano Nuno Ramos. Nishi assina a direção de filmagens das peças: Chão-Pão, Os Desastres da Guerra, Iracema Fala e Extinção É Para Sempre (direção de Antônio Araújo e dramaturgia de Nuno Ramos). 

 

“Iracema: Uma Transa Amazônica”, filme de 1976 de Jorge Bodanzky e Orlando Senna, é reencenado numa inversão de papéis. Quem agora revisita o trabalho é Edna de Cássia, protagonista do longa. Nele, interpretou uma indígena que se esquece de suas origens e segue num percurso de prostituição, abusos e decadência. Edna era adolescente quando participou da obra e chegou a vencer o prêmio de atuação no Festival de Brasília, mas nunca mais filmou. Nesta releitura, é a própria atriz quem comanda a cena: dirige, interfere, paralisa e comenta as cenas, criando sua própria versão da história.

 

EQUIPE:

Criação: Nuno Ramos

Roteiro: Nuno Ramos, Tarina Quelho e Vicente Antunes Ramos

Estrelando: Edna de Cassia

Com: Allyson Amaral, Joy Catharina, Gilda Nomacce, Giovanna Monteiro e Tenca

Direção de filmagem e Direção de Corte: Pedro Nishi

Steadycam: Daniel Lupo

Realização: Sesc SP

Apoio: Goethe-Institut

Trechos de diálogos apresentados neste espetáculo constam originalmente em “Iracema Uma Transa Amazônica”, filme de Jorge Bodanky e Orlando Senna.